quarta-feira, 23 de junho de 2010

O lúdico no ensino da matemática.

A aprendizagem de determinados conteúdos de matemática, como por exemplo, da álgebra, tem sido objeto de vários debates por parte dos educadores. Para os que trabalham nesta área do conhecimento (a matemática) não é novidade a carga de dificuldades que os alunos possuem desde o início de seus estudos. Diante dessas dificuldades surge a necessidade de se refletir sobre o papel que o professor e educador desempenham na vida do aluno como agente de melhorias no ensino e na aprendizagem do mesmo. É neste sentido que a ludicidade surge como recurso para tornar as aulas mais agradáveis e assim, ela seja um instrumento que possa dar alguma contribuição na melhoria do ensino da matemática.

A presença do lúdico nas aulas de matemática funciona como um recurso para que se possa fugir um pouco do ensino mecânico que tem por base apenas transmitir conteúdos e assim acumular conhecimentos. Essa característica é o que gerado um sentimento de frustração por parte de muitos alunos que sentem incapazes de compreender e resolver problemas matemáticos.

Mas o que é o lúdico mesmo???

O lúdico está relacionado com jogos, brinquedos e divertimentos. É uma ferramenta que serve para dinamizar o ambiente escolar com práticas pedagógicas inovadoras no ensino-aprendizagem dos alunos. Serve como motivação nas aulas de matemática e em outras áreas do conhecimento. É uma forma de se construir a interdisciplinaridade no ensino envolvendo o complexo que é a matemática.

As atividades lúdicas (jogos, brincadeiras, brinquedos...) devem ser vivenciadas pelos educadores. É um ingrediente indispensável no relacionamento entre as pessoas, bem como uma possibilidade para que afetividade, prazer, autoconhecimento, cooperação, autonomia, imaginação e criatividade cresçam, permitindo que o outro construa por meio da alegria e do prazer de querer fazer e construir.

Referência:
Artigo publicado na edição nº 377, do jornal Mundo Jovem, junho de 2007, página 5.

Um comentário:

  1. Concordo com você João, pois atualmente muitas aulas tem se tornado chatas devido a falta de inovações, fazendo com que muitos alunos percam o interesse pelas aulas, principalmente um ensino como a matemática que se deve ter uma forma mais simples e interessante para que com isso os alunos fiquem motivados para assistir as aulas tornando-se apaixonados por essa disciplina. Parabéns

    ResponderExcluir