sexta-feira, 25 de junho de 2010

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO.

“É preciso organizar o jogo de tal forma que, sem destruir ou sem desvirtuar seu caráter lúdico, contribua para formar qualidades do trabalhador e do cidadão do futuro.” (G. Snyders)
A educação que tem por base o ensino lúdico, não deve ser encarada como passatempo, uma simples brincadeira ou uma diversão superficial. Ela é uma prática fundamental na educação da criança, do adolescente e até mesmo do adulto. Inclusive, é um excelente recurso pedagógico a ser utilizado pelos professores da educação de jovens e adultos, pois estes são alunos que trazem uma carga de dificuldade muito grande para compreender alguns conteúdos de matemática. Por ser esse (o ensino de EJA) um ensino diferenciado, nada mais coerente do que adotar uma prática diferenciada nas aulas de matemática como uma forma de motivação para esses alunos.
A educação lúdica tem um significado muito grande, pois está presente em todos os segmentos da vida. O simples fato, por exemplo, de uma criança que joga bolinha de gude ou brinca de boneca, não se restringe apenas a uma diversão ou brincadeira, visto que a criança está desenvolvendo inúmeras funções cognitivas e até mesmo sociais. Elas, mesmo sem saberem, educam-se ludicamente, pois combinam as relações funcionais ao prazer de interiorizar o conhecimento.

Referência:
Texto adaptado apartir do trabalho "formação de alfabetizadores de jovens e adultos" de Maria Auxiliadora Antunes dos Santos e Vânia Aquino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário